Dom Pedro: Análise sobre a Eleições

Apenas minha opinião




Cheguei a cogitar em utilizar como ilustração a história da casa dos três porquinhos, porém escolhi um texto sacrossanto para termos como base analítica.

Mateus 7:24-27
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda"


A pré campanha é a fase onde há os registros de candidatura, filiações e alianças partidárias, é a fase onde são apresentados os candidatos em fase embrionária, onde um projeto de governo começa a ser desenvolvido para na campanha ser apresentado a população. Teoricamente seria assim, porém folcloricamente no interior é assim  e tem muito mais.

Nosso objetivo aqui é analisar em um contexto geral, sem especificar um grupo ou um pré candidato em particular.

Em Dom Pedro, eleições municipais é culturalmente uma época de disputas acirradas, um período onde a polarização é ampla e irrestrita, após a apresentação dos nomes para a disputa, começa-se cada um escolhendo qual bicho escolherá como mascote e também os sentadinhos e ou rodas de debates se espalha por toda cidade, porém em tempos de pandemia, esses senadinhos e rodas de debates migraram para grupos de whatsapp.
Após algumas semanas onde nomes foram lançados como pré candidatos, começou entre os apoiadores os debates e a apresentação de alegações do porque sua escolha é a melhor, por vezes os discursos são em alto nível, outras vezes acalorados e ainda por vezes baixa-se o nível, na minha visão, esses debates partindo da população, nos três níveis é válido, pois todas as opiniões são validas, e nem todos tem a mesma desenvoltura ao se expressar, mas o importante é falar. Por outro lado, os pré candidatos mais sábios buscam alianças e assim se fortalecer e alicerçar, outros se acham autosuficientes e fazem o contrário, não querem apoio e nem alianças com ninguém, o que pra mim particularmente soa como prepotência.
Os pré candidatos ao legislativo municipal "sempre" solícitos tratam o povo com gentileza, uns com trabalho prestado, outros nem tanto.
Voltando para as pré candidaturas ao executivo municipal, o que definirá quem terá sucesso ou não será o grupo que se formará ao seu derredor (Andorinha só não faz verão), os planos de governo e a flexibilidade nas alianças firmadas (em campanha não há inimigos, e sim adversários), e a forma como se apresenta o projeto de governo (tem que convencer e não impor), e de como o pré candidato irá se apresentará ao povo (não existe perfeição nem super-homem).

Essa é só a primeira análise de algumas que pretendo fazer durante essas eleições 2020, lembrando que é apenas minha opinião.

E AÍ, A EDIFICAÇÃO ESTÁ NA ROCHA OU NA AREIA?


Por Fernando Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Dom Pedro: Mais um dia de brigas e confusões nos JED'S

Dom Pedro: Brigas e insegurança nos jogos escolares!

Pela primeira vez na história do povoado Santa Luzia, foram realizados exames ginecológicos e de ultrassonografia.